clarice

Clarice Falcão lança novo clipe e se joga no batom vermelho

Numa releitura de Survivor de Destiny’s Child, a atriz, cantora e compositora Clarice Falcão apresentou na manhã desta sexta-feira, 13, seu novo clipe em seu canal no Youtube. Lançada em 2001, “Survivor” é uma faixa do terceiro álbum do Destiny’s Child, que era formado por Beyoncé Knowles, Kelly Rowland e Michelle Williams. No clipe, a cantora apresenta uma visão menos romantizada sobre a canção ao retratar diversas mulheres de diferentes biotipos passando batom vermelho da forma que desejam.

“A gente queria tirar a conotação romântica da música e pensamos no batom vermelho”, explica Clarice. Com o intuito de representar todas as mulheres, a cantora esclarece que deu o batom na mão delas e orientou para que fizessem o que desejavam.

Além de se maquiarem de maneira convencional, muitas passam o batom pelo corpo e escrevem palavras como “padrão” e “sapatão”, além de desenharem os símbolos do feminismo e transfeminismo. Clarice revela que sempre foi muito fã de Destiny’s Child e acredita que o grupo sempre teve uma pegada feminista por apresentar músicas tão fortes como “Bills, Bills, Bills” e “Independent Woman”.

Desde que Jout Jout lançou em seu canal no Youtube o vídeo “Não tira o batom vermelho” diversas mulheres passaram a utilizar o batom vermelho como símbolo de resistência e empoderamento na internet. A atriz conta que Jout Jout foi uma das referências para a concepção do clipe, mas não a única, já que a história de diversas mulheres a inspiraram. A mãe e a irmã de Clarice, Adriana e Isabel, também participam do clipe.

Os lucros da venda da música no iTunes serão inteiramente revertidos para a Think Olga, uma ONG que luta pelos direitos das mulheres. No fim do vídeo aparece uma mensagem que diz: “É preciso ter coragem para ser mulher nesse mundo. Para viver como uma. Para escrever sobre elas.”

Confira o clipe:

FacebookTwitterPinterest

Aline Ramos, 26 anos é idealizadora do blog “Que nega é essa?, dedicado a discussões sobre feminismo, movimento negro e cultura. É assessora de comunicação do Programa Jovem Monitor/a Cultural pela Ação Educativa. Em 2015, foi indicada pela Revista Cláudia como uma das 30 mulheres com menos de 30 para ficar de olho, incluída na lista de mulheres inspiradoras do Think Olga no mesmo ano e considerada uma das mulheres negras mais influentes da web pelo Blogueiras Negras.

2 comentários em “Clarice Falcão lança novo clipe e se joga no batom vermelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.